Nome: Daniel Tadeu Esteves Santos

Idade: 21 anos

 Graduando 5º período de Letras UFMG

Narrativa coletada por Ana Paula Alves de Oliveira em Abril 2006 

 

Meu aprendizado de espanhol foi motivado porque eu já sabia inglês na época em que eu ia prestar vestibular e eu queria aprender uma outra língua. Então o que aconteceu foi que eu fiz a inscrição e tal. Como as aulas eram no sábado havia poucos alunos, eu e uma colega, a Andréia e nós passamos o ano todo praticamente tendo aula particular de espanhol. Porque ninguém ia e como nós éramos muito assíduos, a professora acabou que... criou-se uma amizade, um ambiente muito legal onde a gente se auto motivava e a professora também era muito boa nesse sentido, muito competente. Inclusive, uma coisa interessante, ela aprendeu o espanhol na Espanha e ela fazia questão que a gente falasse o espanhol com o sotaque e com estrutura tudo do espanhol da Espanha. Ela trazia músicas, textos, slides, era uma aula muito rica. Sempre ela apresentava algo, fazia com que a gente subisse lá pra falar, pra conjugar um verbo, dava bombom pra quem conjugasse o verbo direito, e era realmente uma aula gostosa. Eu fiquei sinceramente com meus sábados muito tristes depois que a aula acabou.

Depois de um tempo, depois que eu saí do curso, eu prestei vestibular de novo pra letras, também por influência dela, da Cleuza, e o meu interesse por língua também aumentou demais depois que eu fiz essa aula.

O meu espanhol hoje, eu dei uma parada no espanhol pra estudar italiano e tal, mas hoje o espanhol bateu e está batendo à minha porta, eu já não falo mais espanhol com o sotaque da Espanha, já perdi o meu sotaque, creio eu... as vezes eu devo nasalizar um pouco..... ou muito.... eu perdi esse sotaque, ou pelo menos a vontade de falar com ele. Até por causa do meu contexto latino americano, eu acho que foi melhor nesse sentido.

 E hoje eu sigo tentando falar espanhol em cada oportunidade. Minha estratégia principal de manter e melhorar meu espanhol é praticar com quem quer que seja, e como estou na faculdade de letras fica muito mais fácil.