Nome: Número
Idade: 23
Tempo de Estudo da Língua: 2 anos
Narrativa coletada por Ana Paula Alves de Oliveira em abril de 2006
Bom, eu comecei a estudar espanhol em 2001 quando eu entrei no pré-vestibular e depois em 2004 eu entrei no curso de letras (...) eu por curiosidade resolvi entrar no espanhol I e me interessei muito pela fala, porque até então eu só estudava leitura e escrita, então é que eu passei a estudar todas as habilidades.
Bom, minhas estratégias de aprendizagem são leitura... eu leio todo tipo de texto, desde textos literários até textos na internet, textos jornalísticos e... vejo filmes, filmes espanhóis, hispano americanos...ouço músicas. Pra melhorar minha aprendizagem eu converso com falantes do espanhol também e, comecei a ensinar espanhol pra algumas pessoas.
Os professores me motivaram muito. A primeira que me motivou foi a Lorenza, no espanhol II, ela era maravilhosa. E depois foi a Elisa que foi quando eu tive um conhecimento mais amplo da literatura. O que mais me chamou a atenção nessas duas professoras, a Lorenza e a Elisa, são que elas (...) conseguem transmitir pra gente o interesse, a paixão que elas têm pelo que elas ensinam... então não fica uma aula mecânica como eu tive no espanhol I, que foi uma coisa totalmente mecanizada, que não me motivou, que era uma coisa muito cansativo, muito maçante... Não era uma troca de experiência entre professor e aluno, parecia só uma imposição de conteúdo, repetição, muita formalidade, muita preocupação com detalhes, com pontuação, preocupação com a avaliação em vez de preocupação com o conteúdo mesmo, com aquilo que realmente motiva a gente que é o interesse que o professor transmite.