Nome: Tatiana Vasconcelos Barcelos Idade: 23 Tempo de estudo da língua: 3 anos Narrativa coletada por Ana Paula Alves de Oliveira em maio de 2006
_O que me motivou a começar a aprender espanhol, foi a possibilidade que eu tive de estudar em Cuba...fazer medicina lá. Só que acabou não dando, por um problema na embaixada, mas eu continuei estudando porque acabei gostando do idioma, por causa de uma professora que eu tive, que era peruana e que tinha uma didática que eu gostava muito. Apesar de não falar muito bem o português.
_E sobre uma coisa relevante da sua experiência.
_Uma coisa relevante...mas uma coisa frustrante que havia momentos em que eu não entendia a professora e ela tampouco a mim [risos] e que a gente ficava sem saber o que fazer. Eu falava em português, ela me falava em espanhol e a gente ia tentando [risos] e isso foi um pouco frustrante...motivante, foi de conhecer uma outra cultura, saber falar um idioma que através do Mercosul tá tendo muito mais...tá muito mais em foco, a possibilidade de mercado... As minhas estratégias assim...que eu uso mais pra estudar... claro que eu não fujo da gramática... estudo a “bendita”...mas uso muito músicas...muitos textos didáticos de cursinhos, algumas coisas assim... escuto rádio, assisto muitos filmes, coloco legenda e áudio em espanhol e sobretudo dou importância muito aos verbos... porque eu acho que são os que mais pegam a gente...falantes do português.
|