Nome: Ciro Tavares Gonçalves Moura
Idade: 21 anos
Escolaridade: Superior Incompleto - Relações Internacionais
Tempo de aprendizagem: 2 anos

Narrativa coletada por Elisa Lioe em agosto/2004

 
 

 

Meu nome é Ciro Tavares Gonçalves Moura. (Eu estou gripado)
Eu comecei a fazer alemão porque eu tinha vontade de aprender uma terceira língua, tipo inglês é super básico, todo mundo tem que ter, e espanhol eu também acho super básico, e a terceira eu escolhi o alemão porque parecia ser uma língua muito interessante. Eu não tinha conhecimento assim não, foi bem aleatório o que eu escolhi.

Eu fiz uns 2 anos de alemão, com um curso de férias, e estou terminando o básico. Percebi que é uma língua bem mais complicada do que, no caso, o inglês. O tempo necessário pra aprender é muito maior, mas achei uma língua muito interessante, pela dificuldade.

- E qual seria a sua estratégia pra estar aprendendo a língua?

Eu tenho uma certa dificuldade de aprender, não o caso do alemão, mas aprender línguas, inglês eu percebi que tinha certa dificuldade, não sou muito bom com línguas. Mas eu me contento com o estudo, tenho que estudar muito mais que as outras pessoas, pra acompanhar o ritmo, não tem muito segredo assim não, é mais na base do estudo pra compensar a falta de habilidade.

- E você faz alguma coisa em casa, sozinho, em relação a língua?

Até que eu tento as vezes, mas o alemão é uma língua que não tem tanto disponibilidade que nem o inglês, que você liga a televisão, e já pode praticar, um listening de algum seriado, de algum filme, você pode alugar e tentar não ler a legenda. O alemão não tem muito isso, você não tem um filmes em alemão , então é pouco difícil. Música também, você tem muita música em inglês, em alemão não tem tanta coisa pop assim, é mais difícil. Mas eu faço exercício mesmo, e sempre tento escutar alguma coisa.