Nome: Enzo Fabiano da Silva
Idade: 21 anos
Escolaridade: superior incompleto - Letras
Tempo de aprendizagem: 10 anos
Narrativa coletada por Rafaela Oliveira
Eu comecei a estudar inglês a partir do segundo grau. No primeiro grau eu tinha aula desde a quinta série. Era só como obrigação.
- Durou quanto tempo?
Da quinta até agora. 10 anos.
- Então conte-me o que você fez por conta própria para estudar. Sem instrução do professor.
Eu entrava na Internet e ficava conversando com meus amigos da Internet. Eu entrava o site do icq e ficava teclando o domingo todo. Eu ia para a casa do meu sobrinho praticar inglês. Aproveitava que tinha Internet lá, entrava no icq e ficava conversando com o pessoal. E também, quando eu tinha oportunidade, eu tentava sempre pensar em inglês. Eu lembrava de uma palavra "como é que fala saber em inglês?". Eu ficava com saber na cabeça até eu chegar em casa e pegar o dicionário, aí eu olhava lá saber e também aprendia as outras que estavam perto. Às vezes, tinha palavra que eu já sabia a posição que estava no dicionário. Lembrava de uma expressão que eu ouvia em português e pensava "como é que eu vou falar isso em inglês?", anotava no cantinho do papel. Sempre tinha um papelzinho dentro da minha mochila.
- Você fazia estudos sozinho?
Didaticamente assim não. Tipo um livro... não. O que eu fazia era na escola. Na escola tinha um livro para seguir. Eu só fazia as unidades, mas o que eu estudava mais sozinho era procurar no dicionário para pegar uma letra de música, ia traduzir a letra. Ou então, ao invés de pegar a letra pronta, eu tentava pegar de ouvido. Eu ouvia uma palavra que eu não conhecia, tentava pelo som sacar qual era a palavra, como era a grafia. Aí eu corria no dicionário para ver se tinha aquela palavra que eu tentei adivinhar através do rádio. Quando tinha, eu achava legal, quando não tinha, eu aprendia outras que estavam lá perto. De todo jeito eu não perdia a caminhada.
Conversar em inglês eu acho que se aprende muito. Ter a oportunidade de ter um amigo e poder conversar com ele em inglês ajuda muito.