CLIQUE NO GRAVADOR PARA OUVIR A ENTREVISTA
 
Nome: Laura Vilela
Idade: 23 anos
Escolaridade: Superior Completo.
Tempo de aprendizagem:  12 anos

Narrativa coletada por Rafaela Gonzaga em agosto/2004
Narrativa transcrita por Lindiane Ismênia Costa Vieira.

 
  

Quanto tempo durou seu aprendizado?

  Meu aprendizado durou 12 anos, né? Eu comecei com 12 anos eu estudei no MAI mais ou menos um ano e meio. Estudei no ICBEU também mais ou menos nesse tempo; um ano e meio e depois eu comecei a fazer particular com uma tia que tinha voltado de Nova York. Estudei um semestre com ela mais ou menos, e daí eu arrumei um professor particular mais barato perto da minha casa que era muito bom.

  Conta como era a aprendizagem nas escolas de línguas?

  Nas escolas de línguas... no ICBEU era mais gramática, só gramática, a gente quase não falava ainda, era iniciante e cantava muito. Para criança acho que isso é válido. No mais era mais divertido, mas eu fazia com gente muito mais velha que eu porque eu estudava à noite. Mas eu gostava bastante. Sai porque eu mudei para outro bairro e então não dava para eu ficar. Aí eu comecei a fazer com essa tia minha que era a coisa mais chata porque era dentro de casa e ela colocava música, era mais lúdico. Com o professor particular tinha só gramática com o foco em conversação. Eu acho que com quem eu aprendi mais. Estudei um bom tempo com ele.

  Quando você fazia o curso na escola você estudava sozinha em casa? Você tinha assim um tempo para estudar?

  Não. Muito pouco. Era mais uma coisa de obrigação. Eu comecei a estudar mais em casa, a interessar mais, quando eu comecei a fazer particular, que aí era ouvir musicas, assim essas coisas então dava para traduzir sabe, escutando a música, fazendo transcrição e depois eu estudei na escola, que não era bom porque era escola pública, e o Inglês lá era muito ruim. E eu fiz intercâmbio com 18 anos, final de 17, 18, e eu fui para a Austrália e fiquei um ano. Foi ótimo. No começo passa muito aperto, não tem nem jeito de falar por mais que você saiba, mas você não entende. Fiquei uns dois meses totalmente perdida, sem entender nada, passando aperto em ônibus em escola e tudo, mas depois pega o jeito, se vira assim, aí melhora bastante. È... aí quando eu voltei, fiquei lá um ano,né?... no final estava bem.

  E você acha que seu Inglês melhorou?

  Ah, com certeza. No segundo semestre lá, principalmente porque aí eu já entendia tudo. Porque antes eu entedia e não tentava entender porque eu estava cansada, mas depois que eu fui entendendo, quando alguém falava alguma coisa que eu não sabia eu perguntava de novo: “O que é eu você falou aí?, O que é isso?” Aí todo mundo no começo fazia isso. Aí quando eu voltei eu perdi o interesso pelo Inglês, achei muito cansativo aprender as mesmas coisas sempre e não acho assim que ...

  Mas atualmente o Inglês influi na sua vida? Internet, músicas... você mantém...?

Muito... pra isso influi muito. Assisto filmes sem a legenda  De foca não leio a legenda  É... música eu tento entender, internet eu acho que tem que ter o Inglês, sabe? Para você conseguir entender alguma coisa porque tudo é o Inglês. È isso.