Nome: Catalina Revollo Pardo

Idade: 26 anos

País de origem: Colômbia

Tempo de aprendizagem de português: 4 meses

Narrativa coletada por Fernanda Sousa Carvalho em 17 de outubro de 2005

 

Eu comecei a escutar português quando eu morava em Londres, o ano passado. A turma do meu namorado  que eu conheci lá, ele é brasileiro, e a turma dele, todo mundo brasileiro, falavam português todo tempo. Então eu comecei a escutar português. Na verdade os primeiros três meses eu não entendia nada, não. A gente falava “não, mas português e espanhol é parecido”, mas aí eu não entendia nada, coisas muito básicas. E ainda achava que era ... as palavras que eles utilizavam, eu achava que era como no espanhol e eram às vezes opostos. Depois, eu comecei a entender mais porque que perguntava “isso, o que é?”. Aí, depois eu decidi vir no Brasil, meu namorado e eu combinamos pra que eu vi[esse] morar a[qui]. Então, arrumei um livro de português brasileiro lá em Londres, mas ele até tinha ... meu livro ensinava português desde o inglês, entendeu? Então aí eu comecei a estudar desde o inglês o português. E foi muito claro também porque eles te explicam, é um negócio desde um nível muito mais básico, coisas que o espanhol e o português compartem, como partículas femininas e masculinas, tudo isso explicavam muito claro, aí foi muito bom. Depois, quando eu cheguei no Brasil, como, um mês antes, estudei muito lá. Eu nunca falei em Londres português, nunca, somente as... eu acho que as últimas duas semanas quando eu morei lá. Aí eu deixei o Brasil ... deixei Londres dois, três meses atrás, e cheguei no Brasil em julho. E aí o primeiro dia eu procurei falar, mas era um portunhol mesmo, e a gente quase não entendia. Arrumei o curso de línguas, fiz a matrícula, pra português pra estrangeiros, e aí como ... eu acho que o português e espanhol é muito parecido e também por isso é mais difícil pra gente. Por exemplo, a pronúncia fica fácil, a conjugação do verbo fica fácil, mas é um negócio mais minucioso, você tem que achar a diferença, é muito pequenininha e tem que fazer bem, né, se não está falando espanhol ... e não dá certo. E aí, estou agora ... também estou dando aulas de espanhol pra algumas pessoas interessadas, assim, então isso ... estudar a gramática da minha língua é paralelo à gramática do português, alguma coisa, [...] eu acho que está ajudando muito pra o aprendizado ... mesmo do português.

- E nesse tempo, o que que tem te ajudado, o que te ajudou mais a aprender português?

Por morar com um brasileiro, eu moro com meu namorado a[qui] e minha turma a[qui] todo mundo é brasileiro, quase... conheço uns estrangeiros por acaso, mas todo o tempo estão falando em português. Eu falo com meu namorado em  inglês, mas ele e eu combinamos que é melhor agora português. E é engraçado, porque é mais perto do espanhol, então fica mais fácil [...], mas também quando eu quero falar alguma coisa certa, que tem... que ele fica, assim, em dúvida, eu falo em inglês, entendeu? Porque ainda sinto que posso estar fazendo algum erro do espanhol que ele não vai ficar muito claro.

- Então ele te ajuda ...

É, ele me ajuda. Mais que estudar, na prática. Mas o negócio da aula de português, eu acho que é básica, importante demais porque a professora Vanessa, ela dá claridade, quando ... como se você está falando “ôu”, ou “i”, ou, por exemplo, em espanhol você fala “comi”, “ô”, sim? ... “comeu”... é muito pequenininho, a claridade é isso , entende, toda a técnica. Então, eu acho que as duas coisas, se você entra num grupo de brasileiros, legal, e também só a aula... que explica porque a razão do meu falar é assim e não [assado], uma coisa assim.

- Você tem tido muita dificuldade pra aprender?

Não, na verdade não, não, não muito, não. Tá sendo fácil...

- E por que você acha que tá fácil?

Ah, espanhol ... uma [...] o espanhol, espanhol [hablante], sem dúvida. É fácil para falar, ainda [...] pra aprender ... e também acho que porque eu [falo] outra língua ... porque eu sei inglês, aprendi inglês desde pequenininha e falando pra aprender mais, [...] tudo, isso ajuda muito, porque você vai ter uma disciplina, um conhecimento como estudar gramática, então, [...] ver[bais], e tenho quase dois anos somente estudando língua, língua inglesa e agora português. Então eu acho que isso ajuda demais. E também, por exemplo, aquelas pessoas que eu ensino espanhol, as que sabem inglês, pra elas é mais fácil do que as que não sabem. [Além] do mais porque também [...] quando você estuda uma língua, assim, é uma disciplina pra estudar língua que é diferente de estudar psicologia, ou estudar antropologia.