Nome: Oto

Tempo de aprendizado da língua: aproximadamente: 2 anos

Curso: Letras

Idade: 21 anos

Memorial realizado para a disciplian Prática de Ensino  - Faculdade de Educação

Narrativa coletada pela professora Miriam Jorge e Maria de Fátima Inchausti Ribeiro

Organização: Deborah Ávila

 

 

 

 

            Aos 11 anos, quando cursava a 5ª série do Ensino Fundamental na Escola Estadual Oswaldo Lucas Mendes, município de Taiobeiras - MG, tive o meu primeiro contato com uma língua estrangeira, o Inglês. Aprendi a reconhecer algumas palavras e a escrever frases muito curtas. Ao longo dos ensinos Fundamental e Médio estudava inglês intermediário, as aulas eram semanais, costumava ouvir música, ler textos e resolver exercícios de gramática. Cheguei a cursar quatro semestres de Inglês em um curso particular, entretanto, não obtive sucesso.

            Em 2003, já com 19 anos entrei para o curso de letras da UFMG e optei por uma Licenciatura em Português. Até então não pensava em estudar língua estrangeira vista a minha experiência com o estudo da língua inglesa. Entretanto, no dia em que me matriculei resolvi cursar a disciplina de Língua Francesa I sabia das minhas limitações embora persistisse a vontade de aprender francês.

            Quando iniciei a disciplina de francês, o choque foi inevitável era difícil reproduzir os sons e escrever as duplas consoantes e os verbos. Dizer “je m’appelle”, com segurança, me tomou muito tempo.

            Nos semestres seguintes continuei a estudar francês, e após ter feito Língua Francesa III prestei concurso de professor estagiário do CENEX, fui aprovado e passei a alternar os estudos da graduação ao meu estágio.

            No momento curso o 6º semestre e curso Licenciatura Dupla Português/Francês, continuo atuando como estagiário do CENEX – FALE. Analisando a minha trajetória de aprendizagem da língua francesa compreendo melhor as relações entre língua, cultura e os processos de aquisição e ensino de uma língua estrangeira.