Nome: Ana Laura B.
Idade: 31 anos
Tempo de aprendizagem de inglês: 7 anos  
Narrativa coletada por Luciana Silva

 

 
Meu contato com a língua inglesa se deu na 5ª série no Ensino fundamental. Em todas as séries do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) tive a disciplina e em todas elas estudei o verbo To Be, vocabulários, que não me lembro ter nenhuma ligação com a vida real, e a oração do “Pai Nosso”. No primeiro ano do Ensino Médio estudei as mesmas coisas dos anos anteriores, vale a pena salientar que a professora de todos os anos foi a mesma e que os exercícios por muito pouco se deferia de um ano para o outro (detalhe, sempre tirava boas notas me destacava nas aulas, por isso alimentava a ilusão de que estava aprendendo).
            Quando entrei na faculdade é que voltei a ter contato com a língua. Aqui, nos primeiros semestres, o ensino se dava, ao que parece, com maior enfoque à gramática e foi mais uma vez sem resultado para mim, além de frustrante.
            Atualmente estamos trabalhando enfocando a leitura e escrita, os resultados, ainda, são muitos poucos. O que espero, após a tomada de consciência da necessidade da língua e não por gosto pela língua é a conclusão da graduação para tentar em um cursinho estudar língua inglesa.