Nome: Elton C. Cruz
Idade: 23
Tempo de aprendizagem de inglês:  7  anos  
Narrativa coletada por Vera Menezes em agosto/2004
 
          Comecei a estudar inglês quando eu estava na 7ª série. Porém, não gostei da escola nem do idioma, e desisti no semestre seguinte. Quando entrei no 2º grau (técnico em administração de empresas) fui fazer estágio em um cursinho de idiomas, e em troca do trabalho ganhei direito a bolsa de estudo (100%) em inglês. Para mantê-la, eu tinha que manter rendimento igual ou superior a 90%. Com isso, comecei a estudar muito e por causa desta motivação extrínseca, comecei a ter destaque na sala de aula.
          Quando cheguei no nível intermediário (após 4 anos de estudo) um professor faltou e fui convidado para substitui–lo. Apesar do medo, tive bom desempenho e decidi ser professor.
          Uma coisa (atitude) que muito me ajudou foi as diversas anotações que sempre fiz nos livros. Não ouvia muita música mas adorava repetir as “conversations” do livro didático. Sempre fiz o “homework” pois gostava de mostrar que eu acertava. Usei muita gramática, mas estudava sem muita motivação; quando passei a ensinar e carregar a responsabilidade de saber de um professor, passei a estudar com mais interesse. Outra atitude que contribuiu para o meu aprendizado foi as diversas redações que sempre gostei de escrever.
           Eu considero-me um estudante disciplinado e autônomo, pois nunca precisei por completo do professor. Quando surgiam dúvidas recorria ao dicionário e gramáticas, tentando solucioná-los. Outra coisa que me ajudou muito, acredito, foi a atitude de repetir as falas no mesmo momento que eram passadas no CD ou fita.