Nome: Vanusa Martins da Silva
Idade: 32 anos
Escolaridade: cursando pós-graduação
Tempo de aprendizagem: não informado

Narrativa coletada por Vera Menezes

Desde criança sempre gostei muito de músicas internacionais, mais propriamente em inglês, e me angustiava gostar tanto e não saber cantar e nem compreender. 
Quando entrei para o ensino fundamental, antes primeiro grau, tive meu primeiro contato, em termo gramatical, com a língua. Achei que iria aprender, me empolguei, mas foi uma tragédia, não aprendi nem o verbo TO BE. Aprendia muito mais vendo TV, clips de músicas com traduções embaixo, sabia palavrinhas e até frases inteiras, decorava a música sem conhecer a escrita, copiava as músicas como se falava para aprender. Naquela época nem pensava em entrar em um curso, o inglês não era tão requisitado como agora; eu era dependente dos pais e a condição financeira não era favorável. 
Terminei o primeiro grau sem quase nenhuma noção das regras gramaticais da língua inglesa, meu segundo grau foi técnico, não tive inglês.
Fiquei seis anos sem estudar e nesse período minha irmã, Patrícia, que já lecionava português na época, ficava sempre insistindo para eu entrar em um curso porque percebia que eu gostava e achava que eu tinha facilidade.
Um dia quando já era independente fui convencida por ela, Patrícia, a entrar no curso de inglês do CCAA, aí então me apaixonei de vez, entrei para a faculdade de Letras só por causa do inglês, era uma das melhores da sala, somente duas colegas ficavam um a dois pontos atrás de mim.
Hoje adoro lecionar inglês, apesar de lecionar em lugares “bem do interior” onde não valorizam nada. Mesmo assim sei que consigo atrair o interesse de muitos, tento diferenciar as aulas.
Tive que parar com o curso de inglês no meu segundo ano de faculdade por falta de conciliar os horários e depois de formada sempre leciono em lugares que não têm o curso, fiz até o módulo 7, mas ainda pretendo termina-lo ou fazer um outro curso que me dê oportunidade de desenvolver a parte oral. Quero alcançar a fluência na língua inglesa o mais próximo da perfeição. Estou aqui cursando pós-graduação na PUC em busca disso, quero ir além e alcançar meus objetivos, mais conhecimento, melhor condição para lecionar, sei que essa busca ainda vai continuar.