Nome: Maristela Lopes Silva
Idade: 23 anos
Escolaridade: superior incompleto - Química
Tempo de aprendizagem: 2 anos
Narrativa coletada por Rafaela Oliveira


Quando eu comecei a estudar, eu estudava mais sozinha, eu pegava música, ouvia, lia textos. A minha exigência maior é em leitura. Eu leio em inglês, mas eu não falo. Estou tentando aprender a falar. Agora estou aprendendo mais gramática. 
Eu faço no curso no Cenex. Lá tem parte de comunicação, que ajuda um pouco, porque a gente tem que falar, e eu estou querendo mesmo aprender a falar, e um pouco de gramática também. 

Eu não tenho muito tempo pra estudar fora. Acaba que, quando eu tenho um tempinho pra estudar, eu estudo mais gramática. Não estou conseguindo ter uma estratégia atualmente não. 

O inglês aparece na minha vida em forma de músicas, cinema, a literatura da minha área. Eu faço Química e a literatura da minha área é em inglês. Muitos termos que usamos em laboratório são em inglês e a gente não traduz. Muito termo, muita palavra que a gente não traduz. A gente sabe o que é, a gente entende o conceito, entende como aplica, mas normalmente a gente ao consegue traduzir. É comum nas palestras da área.