Nome completo: Sandra Cristina Soares
Idade: 22
Escolaridade: Sup. em andamento
Tempo de aprendizagem da língua: cerca de 8 anos 

Em contato com o inglês 
Quando adolescente, adorava ouvir músicas em inglês, mas não gostava dessa disciplina no colégio. Meus resultados eram bons – até demais. Vejo que o que aprendia era muito aquém das expectativas, e, talvez por isso, eu tenha perdido o interesse de estudar essa língua. 
Considero que realmente comecei a aprender inglês ao entrar para um curso livre. Confesso que me matriculei apenas porque tinha ganhado bolsa para um semestre, pois motivação não havia; só não queria perder a oportunidade. 
Logo no primeiro estágio, pensei em abandonar o curso três vezes. Estava chocada! Era tudo muito diferente do colégio, e eu tive muitas dificuldades, especialmente no tocante às habilidades orais. Entretanto, não desisti, e, no segundo semestre já conseguia “abrir a boca” na sala, ainda que raramente. Com dois anos de curso, sentia-me mais segura, e percebia que meu interesse e motivação no processo de aprendizado eram crescentes. Ao final do sexto estágio, tendo sido destaque por empenho, compromisso e bons resultados, fui convidada a dar monitoria. Essa foi uma experiência muito boa e gratificante que me levou a decidir cursar Letras e dedicar maiores esforços em prol do meu desenvolvimento enquanto aluna e professora. Um ano mais tarde, já aluna da UFMG, fui contratada por aquela instituição e trabalhei lá por mais um ano. Deixei de dar aulas apenas porque não mais conseguia conciliá-las com meu outro emprego e a faculdade. 
Reconheço que tive grandes oportunidades de crescimento ao enfrentar dificuldades e desafios, mas não tenho experiência enquanto professora de inglês além dessa. Considero que a realidade da qual fiz parte naquele curso seja muito diferente da que se encontra em escolas, públicas ou particulares, onde o professor, muitas vezes, tem que ser um “mágico” para motivar os alunos e fazer um bom trabalho com pouco ou nenhum apoio didático. Por isso, resolvi investir no aprimoramento de minhas habilidades, visando comprometimento com o ensino do inglês para qualquer público que seja.