Nome: Patricia Rosa de Lima Silva
Idade: 30 anos
Escolaridade: Superior em curso (ultimas disciplinas)
Tempo de aprendizagem da língua: não sei precisar

Narrativa coletada por Rafaela Oliveira em março/2004


Quando comecei a me interessar pela língua Inglesa, tinha entre 5 ou 6 anos. Me lembro com se fosse hoje, eu cantando as músicas internacionais com se soubesse a letra. Cantar sempre foi um dos grandes prazeres de minha vida, então, cantar em Inglês era o meu grande sonho.
Eu acho que isto me incentivou a aprender Inglês, mas desde o início tive que enfrentar o primeiro obstáculo: A falta de dinheiro para fazer um curso de Inglês.
Apesar da falta de dinheiro, tive sorte. Pois minha mãe trabalhava em um antigo restaurante, e este restaurante tinha um freguês muito especial, Mr. Clark.
Pois bem, Mr. Clark era um Inglês que morava no Brasil, e foi com ele que aprendi a pronunciar as primeiras palavras em Inglês. Não me lembro bem quanto tempo tive estas aulas, mas sei que elas fizeram que minha vontade de aprender Inglês aumentasse ainda mais.
Depois deste período, voltei a ter contato com a língua inglesa na escola, da 5ª ao 1º ano do 2º grau, pois como meu curso era Magistério, só teria Inglês até esta série. Mas infelizmente, em todas as séries era a mesma coisa, estudava durante todo o ano, o verbo To Be, traduzia textos, fazia aqueles exercícios cansativos, etc. É por isto que digo que em escola pública não a como se aprender Inglês. Não existem investimentos na área e nem tempo dentro da grade curricular.
Eu ficava sempre insatisfeita com o pouco que aprendia, por isto sempre pesquisava, lia entrevistas, fazia minhas próprias traduções, colecionava revistas de música pop americana, etc., até que cheguei ao Cursinho Pré- Vestibular.
No cursinho eu posso dizer, que com certeza, aprendi muita coisa. Pois o Inglês era uma das matérias das quais eu fazia todas as atividades com o maior entusiasmo e dedicação.
E hoje eu posso dizer que Graças à Deus e todo o meu esforço, consegui entrar na UFMG, sem nunca ter tido condições de fazer um curso particular de Inglês.