Nome: Gláucia Zoia de Castro
Idade: 24 anos
Escolaridade: 7o. periodo em Letras - Bacharelado/Ingles
Tempo de aprendizagem da língua: estudo ingles desde os 14 anos

Narrativa coletada por Rafaela Oliveira em março/2004

Comecei a me interessar em aprender inglês na adolescência, mas nunca fiz cursos em escolas como CCAA, Cultura Inglesa ou outras. Como sempre estudei em escolas públicas, tive inglês somente na 7ª série do ensino fundamental e no 1º ano do segundo grau. Além da descontinuidade (pois fiquei um ano sem ter essa disciplina na escola), o ensino foi totalmente fraco: eu e meus colegas não saímos dos verbos to be e to have... Como agravante, a maior parte dos alunos parecia não se importar com essa situação. 
Continuei tentando aprender na medida do possível traduzindo músicas e assistindo a filmes legendados. Isso não contribuiu muito para o meu aprendizado de regras gramaticais da língua, mas me ajudou a desenvolver um certo vocabulário e até mesmo na pronúncia das palavras. 
Comecei a estudar gramática quando estava estudando para o vestibular. Fiz cursinho no Pitágoras e a diferença do ensino com relação as experiências que havia tido anteriormente foi gritante. 
Assim como o Fabrício, minhas habilidades de escrita e leitura melhoraram consideravelmente após ter entrado na faculdade. 
Não tenho contato com falantes nativos do inglês, mas continuo com o hábito de assistir a filmes, seriados de TV a cabo e de prestar atenção em letras de músicas. Além disso, visito muitas páginas em inglês na internet sobre assuntos variados.