Nome: Deborah Brant Pimenta
Idade: 23 anos.
Escolaridade: ¨6 período da graduação - Letras
Tempo de aprendizagem da lingua; aproximadamente 3 anos

Narrativa coletada por Rafaela Oliveira em março/2004

Posso dizer que a minha História de aprendizagem da língua Inglesa se iniciou por volta dos nove anos de idade quando meus pais me incentivaram a fazer um curso de inglês com uma professora que havia morado nos Estados Unidos por alguns anos. Infelizmente, por eu ser muito jovem, fiz apenas alguns meses desse curso e não dei continuidade a ele. Entretanto, este primeiro contato com o idioma despertou em mim um desejo de conhecer melhor a língua Inglesa.
Após este primeiro curso, ainda fiz mais dois outros e, destes, me recordo em especial de um, pelo método utilizado que se baseia na sua maior parte em “listening and repeat”. Naquela época, há uns sete anos atrás, achei muito proveitoso o curso, mas atualmente acredito que este método não é tão bom quanto parecia, pois tudo o que falávamos na sala de aula era algo mecânico, não tínhamos liberdade para criar nem mesmo um diálogo, ou seja, líamos o livro, escutávamos a fita e repetíamos o que era falado. 
No entanto, estes dois cursos não foram concluídos, e tudo o que eu havia aprendido acabou sendo esquecido pela falta de contato com o idioma. Mas o desejo de saber falar Inglês não tinha sido frustrado e, então, quando entrei para a universidade logo optei por fazer licenciatura em Inglês.
Porém, como meu nível de conhecimento do idioma era muito superficial, encontrei grandes obstáculos e dificuldades que me fizeram trancar a primeira disciplina em Inglês (Habilidades Integradas I) uma vez que não era capaz de compreender nada do que era falado pela professora.
Neste momento até pensei em desistir do meu sonho, mas resolvi enfrentar os obstáculos e seguir o meu objetivo. Por isso, enquanto eu não era capaz de acompanhar as aulas da graduação, iniciei o curso de Inglês (básico II) oferecido pelo Cenex onde encontrei um grande incentivo e o apoio de alguns professores. Durante este período, a minha meta era me esforçar ao máximo para estar apta a adquirir o idioma o mais rápido possível. Porém, isso exigiu e ainda exige um grande esforço e dedicação, como exemplo, tive que ler livros, revistas, ouvir fitas e Cds de conversação e de musica em inglês. Além disso, procurei fazer o máximo de exercícios que me eram propostos e praticava muito a escrita. Acredito que através dessa prática pude aperfeiçoar e desenvolver o meu conhecimento vocabular e gramatical.
Outro fato interessante é que durante as minhas aulas eu buscava sempre falar em Inglês, sem me preocupar se falava correto ou não.
Em resumo, hoje estou cursando o terceiro nível do Inglês intermediário do Cenex e neste semestre faço quatro disciplinas da graduação em Inglês. Apesar de algumas dificuldades que encontro posso dizer que tudo o que eu hoje sei do idioma foi adquirido na faculdade, estou muito contente por isso, apesar de saber o quanto eu ainda necessito aprender para aperfeiçoar meus conhecimentos em língua Inglesa.