Nome completo: Rômulo Marinho
Idade:26 anos
Escolaridade:3 grau(incompleto)
Tempo de aprendizagem da língua: sete anos

Narrativa coletada por Rafaela Oliveira em março/2004

A língua estrangeira que estudo é o inglês. São muitos anos de estudos, que começaram nas escolas públicas com a velha prática do verbo TO BE, passando para exercícios que eu não compreendia muito bem e completando com as listas de verbos e vocabulário que tínhamos que decorar. E assim foi pela 5º, 6º, 7º e 8º séries. Uma repetição geral de tudo. Para mim aquilo em nada representava uma aula de inglês. Nada me fazia acreditar que eu estava aprendendo inglês. Os resultados eram muitos lentos e eu tinha pressa em aprender. Quando percebi o quanto ainda faltava para conseguir a falar fluentemente e que os métodos escolares eram ineficientes resolvi entrar em uma escola particular.
No curso particular os métodos eram parcialmente diferentes, trabalhávamos com um programa de computador que detinha todas as tarefas do período. Os métodos de ensino eram livros, fitas cassetes, exercícios e provas. Foi muito difícil para eu me adaptar, pois o meu nível de inglês era baixo. Para aprender as estruturas básicas do inglês comecei a ler livros de fácil assimilação. Comecei a criar frases com os auxiliares e preposições. Os tempos verbais também foram uma grande dificuldade no estudo do inglês.
Após terminar o curso intermediário, comecei a estudar com professores particulares para tentar os certificados de proficiência. E comecei a ter aulas na UFMG. Eu concluí as três habilidades de inglês, fiz uma literatura, uma matéria de prática de ensino e agora estou fazendo outra literatura. É claro que o meu conhecimento não era suficiente para dar conta de tudo, mas me esforcei ao máximo na leitura, o que era uma grande dificuldade. A leitura e a escrita ainda são problemas que devo corrigir.