Nome: Ivânia Sá
Idade: 29 anos
Tempo de aprendizagem de inglês: 9 anos e meio
 
O meu primeiro contato com a língua inglesa foi na 5ª série. A professora parecia uma louca. Jogava giz e apagador nos alunos que conversavam na aula dela, chegando até mesmo a dar crises de gritos. Estudei com esta professora quatro anos e não aprendi absolutamente nada. Parece até mentira. Não sei como conseguia nota com ela. Acho que  o que me ajudou foram os trabalhos que ela dava para fazer em casa (acho que ela não corrigia) e as provas que eram pura “decoreba” de regras gramaticais.
             No meu 2º grau tive apenas 1 ano de inglês, porque fiz magistério. Foi a mesma história de 5ª a 8ª, “decoreba” de regras, trabalhos em grupos.
            Quando terminei o 2º grau fiquei um tempo sem estudar. Comecei a trabalhar em uma escola infantil e resolvi então fazer um curso de inglês. Não porque trabalhava com o inglês, mas sim porque de repente senti vontade de aprender.
            Estudei no cursinho 2 anos e meio e aprendi tanta coisa (gramática, ler textos, interpretações, conversação). Então resolvi fazer o curso de Letras porque me apaixonei pela língua. Que decepção! (parei o curso de inglês por um tempo, voltei para o outro e neste semestre não estou em nenhum). O curso não atendeu as minhas expectativas em relação ao meu interesse em ampliar meu aprendizado. É como se eu estivesse, voltando ao meu passado  (5ª a 8ª série).