Narrativas - LÍNGUA FRANCESA -
Nome: Ester Naves Machado Borges
Idade: 50 anos
Escolaridade: superior completo - Física
Tempo de aprendizagem: não informado
francês
Tive aulas particulares, aulas no colégio e depois na Aliança Francesa. Entrei para a Aliança no 4 ano, graças a meus estudos anteriores. Eu devia ter então uns 14 anos. Fiz o Nancy e então fui direto para o sexto ano. Fiquei até o oitavo ano, quando entrei para o curso de Física e me faltou tempo para o francês.
Sempre adorei música francesa e acho que esse foi meu principal estímulo para o estudo da língua. Ficava muito tempo tentando entender e escrever as letras das músicas que eu gostava (les frères Jacques, Moustaki, Mouloudgi e é claro, Aznavour. Tinha loucura pelos musicais do Jacques Démy, Les parapluies de Cherbourg e Les demoiselles de Rochefort e sempre tentava entender e escrever as letras das músicas desses musicais. Logo comecei a ler alguma coisa de autores franceses e também versões para o francês de livros que eu tinha interesse de ler. Acho que o primeiro livro que eu li foi Um corpo que cai, no qual o Hitchcok se baseou para o filme de mesmo nome. Em seguida li Le journal de Anne Frank e La vingt quatrième heure, não me lembro agora o nome do autor. Com o Nancy, comecei com autores franceses: Camus ( La peste) , Hugo ( Le rouge et le noir), Voltaire ( Candide) e Zola ( L' assomoir). Assinei algum tempo um jornal frances, Passepartout, por indicação da minha professora no colégio.
Vejo que não me limitei a seguir instruções de professores-seguia mais a minha vontade de entender as letras de músicas que eu gostava e também de ler o que me interessava. Ah, sempre tive loucura pelo Prévert- aliás Les frères Jacques cantavam alguma coisa que tinha a letra dele. Até hoje tenho meu livro do Prévert e sei algumas de suas poesias.