Share |

Narrativas coletadas por Andréa Santana Silva

 

NARRATIVA 14

Nome completo: Marcela
Idade: 19 anos
Escolaridade: Curso de Letras
Tempo de aprendizagem da língua: 8 anos
Narrativa coletada por Andréa Santana Silva e Souza em Março/2010

Aos doze anos de idade, quando eu ainda não possuía uma idéia clara sobre meu futuro, meus pais me matricularam em um curso de inglês. A princípio achava tudo chato, não fazia os deveres de casa e nem me preocupava com os testes. Mas foi a partir do dia em que ganhei um livro do Harry Potter em uma brincadeira do cursinho é que meu interesse pela língua inglesa começou a despertar. Todos os dias quando chegava da aula, fazia os deveres e lia um pouco e, quando não sabia o significado da palavra, corria para o dicionário. Passei a gostar também de músicas internacionais e foi interessante sentir o quanto evolui nas traduções simultâneas quando escutava as músicas.
No ensino fundamental, poucas colegas faziam cursinho e, quando não faziam, também detestavam o inglês, talvez por acharem muito difícil ou porque os professores não eram tão bons quanto esperávamos. E eu adorava ajudá-las em trabalhos e até mesmo em provas.
Recordo-me também da primeira vez em que conversei com um americano, era o amigo do meu primo que viera para o Brasil fazer intercâmbio. Foi muito bom, pois além de praticar meu inglês, pude aprender um pouco sobre a cultura e costumes americanos. Isso despertou em mim a vontade de fazer intercâmbio também, mas como era nova e apegada aos meus pais, preferi não fazer.
Outro fato que marcou minha época de estudos foi o show da banda Evanescence. Eu gostava da banda e quando fiquei sabendo do evento, reunimos um grupo do cursinho e fomos. Meu irmão também entrou para um curso de inglês e desde ai, muitas vezes só conversamos na língua americana até hoje.
Tudo isso para mim era apenas um aprendizado a mais quando comecei a pensar na idéia de continuar meus estudos no ensino superior. Fiz o vestibular, passei e agora, adquirindo um conhecimento mais específico, pretendo atuar na área da linguística.
Espero que tudo dê certo!