Share |

 

Narrativas de aprendizagem de língua inglesa narradas em português

 

Nome: Rogério Felipe Santos Teixeira
Idade: 23
Escolaridade: superior incompleto - Psicologia
Tempo de aprendizagem: 13 anos
Narrativa coletada por Rafaela Oliveira

Acredito piamente que a chave para o sucesso no aprendizado de qualquer língua está em vencer a timidez. Coragem e um comportamento extrovertido ajudam muito na comunicação oral.

Enquanto criança adorava os desenhos animados da Disney. Tão logo um episódio acabava, subia a legenda e eu que na época nem sabia ler, achava que o que surgia escrito era a continuação da história. Aprendi a ler e mais uma vez me frustrei pois estava tudo escrito na língua inglesa, que eu não dominava. Aprendi a ler na língua inglesa e mais uma vez me decepcionei pois o que estava escrito não passava da ficha técnica, não era a continuação da história como eu imaginava.

Meu primeiro contato com o estudo da língua inglesa foi no colégio, estava na 5ª série e desde então não mais parei. Cheguei a fazer 6 meses de curso de inglês mas confesso que não me adiantou muito pois não me adaptei ao método adotado, achava-o por demais lento.

Música ( Adoro músicos e bandas que cantam em inglês- de Elvis/Beatles ao Manic Street Preachers do país de Gales), literatura (Oscar Wilde, James Joyce, Chuck Palahniuk, Skinner), filosofia (Emerson, Thoureau, Burroughs), cinema ( David Lynch, Kubrick, Fight Club), ... contatos com estrangeiros me ajudam a desenvolver meu vocabulário e habilidades de comunicação.

Hoje trabalho em uma empresa de Recursos Humanos e sou o responsável por atividades que necessitam do uso da língua inglesa tais como contato com executivos estrangeiros de empresas multinacionais além do acompanhamento de executivos estrangeiros assessorados pela minha empresa, assim como simulados de entrevista em inglês para testar o nível de conhecimento da língua em profissionais brasileiros.

Buscar associar atividades prazerosas ao aprendizado e desenvolvimento da língua inglesa, assim como de qualquer outra língua, com certeza aceleram o processo.