Share |

 

Narrativas de aprendizagem de língua inglesa narradas em português

 

Nome completo: Sérgio Henrique Borges Prado
Idade: 34 anos
Escolaridade: Superior (quase que completo)
Tempo de aprendizagem da língua: Comecei a estudar espanhol por conta própria aos 12 anos mais ou meno; na faculdade iniciei em 1998.

Narrativa coletada por Rafaela Oliveira em março/2004

Eu era criança ainda quando tive meu primeiro contato com a língua espanhola. Achei curioso um primo nosso falando todo esquisito e de maneira engraçada. Aos 12 anos já lia poesias em espanhol... pegava o livro na biblioteca e ficava estudando. Quando tinha 17 anos comprei meu primeiro livro de "espanhol": Gramática Mexjicana de la lengua catellana.
Porém, como tudo não são flores, em 89 comecei a estudar francês, e o fiz por 3 anos. Uma prima minha que hoje é professora de francês na FAE gostou de saber que estava levando o curso "a sério" - pôxa, parece que tudo que eu fazia não era levado a sério - e terminei.
Em 98 entrei na Letras para fazer Licenciatura em Francês, de manhã (e é claro que minha opção no vestibular foi francês). Com o andar do curso e o gosto já antigo pelo espanhol, transferi meu curso para noite e o estou terminando.
Nestas andanças, indas e vindas, descobri que tenho facilidade em pronúncias e, como estu em uma faculdade DE LETRAS, foço o que todos nós temos a oportunidade de fazer e muitos não fazem: Aprender uma 2ª ou 3ª e por que não uma 4ª língua. Não digo aprender como quem quer dominar, mas aprender para se ter uma noção, de saber que se algum dia você encontrar um alemão, um francês, italiano ou mesmo um russo, você seja capaz de trocar pelo menos um "oi" com ele. Tenho certeza que isso fará bem para seu ego e te fará sentir mais "cidadão do mundo".