Share |

Narrativas Coletadas por Diógenes Lima

 

Pedro Campos Sousa

Graduado em Letras

 

Meu primeiro contato com a Língua Inglesa não foi muito agradável, de modo que nunca passou pela minha cabeça que um dia teria tanta afinidade com ela a ponto de me aprofundar em seu estudo.

Ao me ingressar no ginásio, nos primeiros dias de aula, num círculo comum de amigos, comentavam-se as aulas da então professora de Inglês. Os que já a conheciam falavam dela de tal forma que amedrontava a todos nós, os novatos. De fato, foram necessários poucos minutos de aula para constatar que ela era rigorosa, severa, brava. Dessa forma, principalmente nos primeiros meses eu temia os dias nos quais teríamos aula de Inglês. Contudo, na medida em que o tempo ia passando, eu começava a entender a professora, a perceber que, apesar de severa, ela era justa, explicava bem... Eu entendia suas aulas. Talvez pelo fato de entender tão bem eu me destacava entre os outros alunos, recebendo elogios da professora, e, conseqüentemente, dos colegas, o que me despertava ainda mais a motivação para estudar, participar das aulas... Ao contrário de antes, passei a esperar ansiosamente pelas aulas de Inglês. O interesse e a certa facilidade foram se repetindo ao longo das séries e passei a buscar outras formas de aprendizagem, não somente às relacionadas à escola: gibis em inglês, músicas, livros de outras séries, etc. Lembro-me que um dos meus irmãos estudava em uma escola de línguas, mas eu que respondia  a maioria dos seus exercícios, explorava os CD´s que acompanhavam esses livros, aprendendo cada vez mais.

Ao concluir o segundo grau, apesar de desejar cursar Letras na Universidade da minha cidade, por não conseguir conciliar curso e trabalho, optei pelo curso de Pedagogia, no qual não permaneci mais que dois semestres. O que eu queria realmente era Letras, com habilitação também em Língua Inglesa. Assim,  mesmo correndo o risco de não conseguir trabalhar, já que o curso é oferecido apenas no turno vespertino, passei a estudar o que há tempos sonhava.

Na Universidade, sempre gostei das disciplinas relacionadas à Língua Inglesa, dos professores e não me recordo de ter sofrido dificuldades  maiores. Inclusive gosto de me lembrar das aulas das quais nativos da língua Inglesa participavam, pois são raras as oportunidades de conversar com quem é falante da língua alvo.

Hoje, cursando uma pós-graduação, voltada ao ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, sinto-me feliz, agradecido a todos os responsáveis por essa maravilhosa oportunidade. Tenho muito a aprender, preciso adquirir muito mais fluência ao me comunicar, mas estou contente pelo fato de poder continuar aprendendo cada vez mais.

Desejo conhecer outros países, principalmente os Estados Unidos, ter contato com outras culturas, aprender muito mais da Língua Inglesa. Acredito que um dia terei essa oportunidade.