Share |

Narrativas coletadas por Luciana Silva

 

Nome: Idelma Souza
Idade:21 anos
Tempo de aprendizagem de inglês:  11 anos  
Narrativa coletada por Luciana Silva
 
 
          Meu primeiro contato com o inglês foi aos 9 anos, na 3ª série do Ensino Fundamental. A escola estava introduzindo a LI na grade curricular nesse nível. Desde que foi notificado de que iríamos aprender  inglês, tive grande receptividade e curiosidade, e depois que comecei, aprender a gostar da nova língua, não me lembro do que era estudado, mas lembro que gostava.
          A partir da 5ª série o contato passou a ser como é na maioria das escolas, foco nas regras gramaticais, tradução de textos, listas de vocabulário, memorização de regras gramaticais e vocabulário . Foi assim até o 3º ano do científico.
          A avaliação deste período consistia em provas escritas, algumas vezes pedia-se para decorar textos dos livros para teste oral, e outros, pedia-se para apresentar músicas.
          Como já foi dito anteriormente, sempre gostei de estudar a língua, mas nunca tive oportunidade de fazer um cursinho. Então, procurava traduzir letras de música, fazia as tarefas direitinho, memorizava as regras e tinha preferência por filmes legendados, tentando prestar atenção nas falas.
          Entrei no curso de Letras depois de ter o científico concluído. Pouca coisa mudou. É claro que sempre há um contato com algo novo e desconhecido na língua, mas meu conhecimento evoluiu pouco até então. Não culpo os professores, mas a causa talvez no desenvolvimento da turma – eu via a maior parte do tempo, coisas que já sabia. E é claro que a pouca evolução se deve também a minha acomodação pelo estudo da LE e no pouco esforço  para mudar isso.