Nome: Elisa Lana
Idade:21
Tempo de aprendizagem de inglês:  6  anos e meio  
Narrativa coletada por Luciana Silva
 
 
          O ensino de L.E na minha vida sempre foi muito gratificante. No meu caso, a L.E que aprendi foi o Inglês. Eu sempre gostei da língua inglesa, dos seus sons, das suas palavras, da sua estrutura lingüística. Na verdade eu sempre achei muito bonito falar inglês. Tudo isto despertou em mim um interesse maior em aprender esta língua, não foi apenas a necessidade de saber falar língua estrangeira devido as exigências do mercado de trabalho, mas também pela vontade e pelo prazer que eu tenho de falar inglês.
          Comecei a estudar inglês quando tinha dez anos de idade, com uma professora que ensinava em sua própria casa. Eu aprendi bastante durante os dois anos que estudei com esta professora. O processo de ensino-aprendizagem era sério e ao mesmo tempo divertido, pois ela tinha várias idéias para colocar o nosso inglês em prática como produzir festas de aniversário, teatros, recitais de música. Com isto eu passei a gostar ainda mais do inglês e dediquei grande parte da minha adolescência para aprender o inglês.
          Aos doze anos de idade, eu deixei de estudar com esta professora e entrei em um cursinho onde estudei durante seis meses e também aprendi muito, porém o ensino não era bem organizado a sala era pequena para o número de alunos que havia. Logo depois, entrei para outro curso, com treze anos de idade e finalmente me formei no curso de inglês aos dezesseis anos.
           Neste último eu pude aprender bastante, as aulas eram interessantes e motivadoras, o material era completo, a conversação, a pronúncia dos alunos eram muito praticadas. Os professores eram fluentes, carismáticos e bons profissionais. Os teste eram orais e escritos.
          Além de todos estes anos de estudo, eu tive algumas oportunidades de visitar meus irmãos que moram no Canadá, o que foi muito importante para o meu processo de aprendizagem da língua inglesa, pois coloquei em prática o que já havia aprendido e conheci de perto a cultura de um país estrangeiro. Portanto, o inglês faz parte da minha vida, tanto que decidi ser professora para poder ensiná-lo aos demais, porém sei que ainda tenho muito o que aprender para ser um bom profissional nesta área, pois é isto que eu desejo ser !