Nome: Sheilla M.
Idade: 48
Tempo de aprendizagem de inglês: 8 anos  
Narrativa coletada por Luciana Silva
 
            Eu trabalhava na Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo – SP. Para obter um cargo melhor junto à diretoria da fábrica, eu comecei a estudar Inglês. Minha pretensão era trabalhar no departamento de exportação e ganhar mais.
            Quando eu estava no 3º período do básico, surgiu uma oportunidade e consegui o cargo que queria no departamento de documentação da exportação. Trabalhei um ano, terminei o básico e comecei o intermediário.
            Meu marido resolveu que deveríamos nos mudar para Minas Gerais, em um local próximo a Belo Oriente, onde fica a fábrica da Cenibra. Tentei trabalhar lá, mas o departamento de exportação que cuidava da documentação naquela época (1987) ficava em Belo Horizonte.
            Passei dez anos sem trabalhar, tive depressão profunda, até que, por orientação médica, fui fazer o magistério. Fiz concurso no estado e fui trabalhar como professora primária. Quando souberam que eu tinha um curso de Inglês, começaram a surgir oportunidades na área, e de 1998 para cá, tenho atuado como professora de Inglês no ensino Fundamental de 1ª a 8ª série. Terminei o intermediário em Gov. Valadares e estou fazendo o curso de Letras. Pretendo continuar me especializando, pois a minha dificuldade é a oralidade.