Share |

Narrativas de Professores de Língua Inglesa

 

Nome: Fabiano Leite Baptista

Idade: 28 anos

Tempo de estudo da língua: 15 anos

Narrativa coletada por Vanessa Cristiane Rodrigues Bohn em agosto/2005


Conteúdo alternativo

download do áudio


Meu nome é Fabiano e eu comecei aprender inglês tem 15 anos e eu sempre estudei no ICBEU, comecei quando eu tinha mais ou menos com 14 anos. Eu estava na escola ainda e acho que foi mais por vontade dos meus pais que eu comecei. E no início não dava muita importância, mas na medida em que eu fui aprendendo mais eu passe a gostar mais. Fora de aula eu tentava, sempre gostei muito de música, de filme, mas eu prendi mais foi na escola mesmo. Quando eu tinha 18 anos eu viajei para a Irlanda também fiz um curso de férias lá de um mês mais ou menos. E me ajudou um pouco também. Depois disso eu passei a me interessar mais ainda, passei a estudar mais, fiz a provas do Michigan e passei a ler mais, assistir mais televisão. A partir dessa época a gente começou a ter mais recurso, como Internet, filmes, TV a cabo mais ou menos nessa época a gente passou a ter mais possibilidades. E eu fui estudando mais por conta própria. Depois eu estava na faculdade eu fazia Direito na época e como eu não estava gostando do curso eu comecei a dar aula ai eu fui gostando e uma coisa foi levando à outra eu fui estudando mais para dar aula.

Perguntei se ele teve alguma dificuldade em relação ao sotaque quando ele esteve na Irlanda.

Até que eu achei mais fácil do que eu pensei que fosse ser, eu já tinha um nível de inglês mais ou menos intermediário e quando eu cheguei lá tive pouca dificuldade eu conseguia comunicar com as pessoas. Às vezes eu não entendia quando eles não estavam conversando comigo, mas entre eles, conversando mais rápido com sotaque um pouco diferente às vezes eu não entendia tudo, mas para comunicar foi tranqüilo.

Quando você esta dando aula você acha que é uma forma de aprendizagem?

Muito, com certeza. Principalmente, tanto na fase da preparação da aula você procura estudar, preparar materiais diferentes quanto na hora de aprender mesmo, você se coloca no lugar do aluno e acaba tendo um outro ponto de vista e vendo a língua com outros olhos também.Tem outra coisa interessante em relação a um outro idioma. Eu comecei a aprender italiano há um pouco tempo atrás, mas sozinho, mais como experiência e peguei uns livros e comecei. Não aprendi muito bem não, mas é impressionante como uma terceira língua ajuda a nossa própria primeira língua e a segunda língua e a gente começa a perceber coisas que a gente não percebia antes, fazer comparações ajuda.