Narrativas coletadas por Ruberval Franco Maciel
8º Depoimento:
Como se deu o meu aprendizado de inglês
O meu primeiro contato com a Língua Inglesa se deu na escola, no Ensino Médio, pois quando eu estudava a Língua Inglesa só fazia parte da grade curricular do Ensino Médio.
Nesse período, eu aprendi muito pouco, pois essa disciplina era bem ignorada por todos os alunos e também pelos professores. Passado isso, voltei a ter contato com a língua já na Universidade, no curso de Letras, o que foi muito difícil, pois o inglês era de um nível bem superior ao pouco que sabia.
Partindo desta minha dificuldade, comecei a fazer cursos fora, cursos particulares. Eu comecei a aprender bem, a assimilar bastante a língua, pois o meu contato com ela se tornou maior, pois eu tinha aulas na faculdade e fora dela, e o meu empenho se tornou maior também para aprender mais. Além das aulas, eu estudava em casa, lia e relia o texto várias vezes, escrevia as palavras e as lia, assistia filmes sem dublagem e ouvia muitas músicas em Inglês, que é uma paixão, e aprendi muito com as músicas também.
Houve muita dificuldade, e até hoje há. Eu ainda faço cursos, e ainda sinto bastante dificuldade na fala, pois eu me sinto hábil em ler textos, tenho mais facilidade na leitura e na escrita, e na fala eu ainda me sinto insegura e por isso ainda estou em curso para perder esse medo e falar melhor. Eu procuro ler bastante textos em inglês e ouço muita música, pois gosto muito.