Nome: Sara Neves Ferraz
Idade: 23 anos
Escolaridade: Curso Superior Completo
Narrativa coletada por Vera Menezes em Julho/2004

            No início, o interessei pela língua Inglesa era unicamente para entender as músicas estrangeiras de rock, das quais eu era uma grande fã (ainda sou, na verdade). Mesmo tendo inglês no Ensino Fundamental desde os 10 anos, entrei aos 12 anos no curso de Inglês, mas com o tempo, as estruturas gramaticais maçantes me desestimularam. Fiz apenas 1 ano e meio e parei. Aos 16 anos, minha mãe me obrigou a voltar e fiz mais 1 ano e meio e desisti novamente.
            Comecei aos 18 anos o curso de Letras, mais pelo interesse em Literatura, mas acabei voltando para o curso. Na faculdade, o aprendizado da língua se tornou interessante. Logo, a disponibilidade e o empenho em aprender inglês se tornaram cada vez maior. Formei no curso de Inglês 2 meses depois de formar na faculdade. Morei nos EUA por 6 meses, foi durante este tempo que eu pude entender o "por quê" das gramáticas maçantes que me foram ensinadas durante os cursinhos, ainda durante o curso, o que me motivou e ensinou a perder o "medo de falar inglês e errar".
            Desde o ano passado faço aulas semanais de conversação, pretendo terminar a Pós-Graduação em Língua Inglesa e ir para a Inglaterra ou Austrália fazer algum curso. Acredito que já aprendi bastante, mas isso ainda não é o suficiente para alcançar meus objetivos: Mestrado e Doutorado em Língua Inglesa.