Nome: Butterfly
Idade: 52
Escolaridade: cursando pós-graduação
Tempo de aprendizagem: não informado

Narrativa coletada por Vera Menezes

Tenho 52 anos e a 14 anos leciono inglês. Apesar de ter iniciado essa atividade relativamente tarde, meus estudos de inglês começar cedo, quando eu tinha aproximadamente 15 anos. Digo cedo porque naquela época, 1965, poucas pessoas estudavam uma segunda língua e o francês era a preferida.
Meu gosto pela língua inglesa teve inicio quando estava cursando o ginásio no colégio Pio XII em belo horizonte. Foi meu primeiro contato com a língua. A partir do meu interesse, meu pai que trabalhava na secretaria de educação na época, conseguiu para mim uma bolsa de estudos para estudar no Icbeu. Lá permaneci até me formar em todos os níveis: básico, intermediário e avançado. Fiz também cursor extras de literatura e finalmente o exame de proficiência em inglês - Michigan em 1985.
Porem houve um momento em minha vida em que me afastei muito dessa língua. Este período (1973 - 1984) ocorreu quando me casei e logo tive meus filhos, o que me dificultou muito continuar os meus estudos. Durante este tempo, 11 anos, meu único contato com a língua foi através da leitura. Herdei muitos livros de meu sogro quando ele morreu. Como sempre fui uma amante da leitura mantive meus conhecimento, apesar de outros aspectos da aprendizagem terem sido prejudicado como: conversação e listening. 
Em 1984, meu filhos já estavam crescidinhos, 7 e 10 anos, resolvi coloca-los para estudar ingles numa escola de idioma próxima a minha casa. Foi assim que retomei meu contato com o ingles. A diretora dessa escola era minha conhecida da adolescência, mostrei meu interesse em voltar a estudar, porem não em uma sala de aula com muitos alunos. Me sentia muito velha. Ela me indicou uma professora particular com quem reiniciei meus estudos. Preparei-me para o Michigan e partir daí ela me convidou para trabalhar com ela. Estou lá até hoje, onde me aprimorei muito. Tenho sempre participado de seminários e congressos, procuro estar atualizada de materiais didáticos novos e hoje estou aqui fazendo o PREPES.
Até hoje me considero uma aprendiz que necessita de muito mais conhecimentos e aprofundamentos, por isso tenho uma professora particular que me ajuda muito orientando-me em minhas aulas, dúvidas etc.
No curso onde leciono, tenho alunos de vários tipo. Como é uma escola muito pequena, trabalhamos com grupos de 3 a 4 alunos, e muitas vezes com alunos individuais. Além de dar aulas típicas de um curso tradicional de inglês, focalizando em 'convesation', 'writing', 'reading' e 'listening', também trabalho muito com traduções, auxiliando alunos em cursos de especialização, mestrado e até doutorado em diversas áreas.
Já trabalhei com crianças, porem atualmente me dedico mais a ensinar jovens adultos, assim como também adultos acima de 40 anos.