Nome completo: Heleno José de Oliveira Campos
Idade: 34 anos
Escolaridade: Superior completo
Tempo de aprendizagem da língua: 6 anos

Narrativa coletada por Rafaela Oliveira em março/2004


Até por volta de 1998, eu não havia tido muito contato com a Língua Inglesa. Naquela época, eu sabia apenas o básico exigido para vestibular e mal podia redigir pequenos textos. 
Como trabalho com informática e a maioria dos programas e manuais são em Inglês, a empresa que eu trabalhava decidiu subsidiar aulas particulares para alguns profissionais. 
Assim, comecei a ter duas aulas semanais, de uma hora cada. 
Sempre tive muita vontade de aprender e isto me ajudou a superar as dificuldades iniciais, a ter persistência de ir cedo para as aulas e fazer todos os "home-works" pedidos. 
Ao mesmo tempo, consciente da dificuldade em se aprender uma língua estrangeira sem estar em contato direto com ela, eu estabeleci a minhas próprias metas e criei planos de estudo: tentava aprender pelo menos uma palavra por dia, me cadastrei em sites que enviam lições diárias de Inglês e comecei a conversar com pessoas de todo o mundo pela internet. Além disso, criamos o "English Day" na nossa empresa. Toda sexta-feira apenas Inglês deveria ser falado internamente na área de informática. 
Hoje eu estou certo que todo o esforço valeu (e tem valido) a pena. Posso me comunicar razoavelmente bem, sou capaz de ler e escrever com relativa facilidade. 
Continuo empenhado em aprimorar cada vez mais e minha estratégia se baseia em dois pontos principais: 
1) Conciliar hobbies com estudo, tais como filmes, música, livros etc. 
2) Utilizar os recursos tecnológicos: computador, CD, DVD e Internet.