Share |

Narrativas coletadas por Andréa Santana Silva

 

NARRATIVA 12

Nome completo: Leonardo
Idade: 19 anos
Escolaridade: Curso de Letras
Tempo de aprendizagem da língua: 6 anos
Narrativa coletada por Andréa Santana Silva e Souza em Março/2010

Comecei a praticar o inglês cedo, quando tinha 7 anos, fazendo cursinho. Após 1 ano e meio voltei para Belo Horizonte, pois estava residindo na cidade XXXX, deixando o inglês de lado para fazer o espanhol. Na escola, entretanto, eu tinha aulas de inglês, as quais me interessavam muito, pois descobri ter uma facilidade tremenda com línguas. O fato de ter tido uma base quando mais novo me ajudou muito. Comecei a me interessar por música e a tocar violão, sempre associando o inglês à minha vida. Na 6ª série, em 2002, tive meu primeiro contato com o inglês britânico que passou a ser meu objetivo.
Eu e mais 4 amigos montamos uma banda na escola, por incentivo de nossa professora, e começamos a tocar Beatles, a maior banda de todos os tempos, de Liverpool. Nos apresentamos na escola e em vários outros locais,o que só fez aumentar minha curiosidade pela língua. No cursinho de inglês todos os professores possuem sotaque americano, o mais comum, o que me forçava a buscar outras fontes para desenvolver meu falar. Procurei por filmes ingleses e os assistia sem legenda, sempre tentando aperfeiçoar o sotaque. Ainda tenho muito que aprender, mas contra todas as possibilidades, pois o contato com o inglês americano é inevitável, hoje sou fluente em meu inglês britânico. O principal incentivo que tive foi de minha professora, que nos fez criar a banda e sempre me ajudou com minha pronúncia.
Agora, cursando Letras espero aprimorar meus conhecimentos linguísticos e não só ensinar como pesquisar sempre a história e importância do inglês britânico que tanto me atraiu.