Share |

Narrativas Coletadas por Diógenes Lima

 

Narrativa coletada em 2004 por Diógenes Lima.

Meu primeiro contato com a língua inglesa foi na 5ª série e costumo dizer que foi amor à primeira vista. Em uma das aulas a professora levou a música Imagine, dos Beatles e eu fiquei muito curiosa para saber o que estava escrito ali. A professora comentou brevemente o conteúdo da música, mas não me satisfez. Eu queria saber o significado de cada uma daquelas palavras, ao chegar em casa peguei um dicionário inglês-português e fui fazer a tradução. A partir daí, todas as músicas que escutava em inglês eu gravava, traduzia a letra e ficava ouvindo até aprender. Tornou-se um hobbie e eu passei a andar sempre com um dicionário. Nas horas vagas, ficava descobrindo palavras novas e fazia listas imensas de vocabulário.

Aos 17 anos prestei o vestibular para o curso de Letras justamente pela oportunidade de estudar inglês e passei. Foi uma ótima experiência, pois pude melhorar muito todas as habilidades, principalmente a parte oral.

O meu processo de aprendizagem foi sempre regido por muita motivação e prazer e penso que são fatores importantíssimos para a aquisição de um idioma. O aspecto negativo por ter aprendido sozinha foi a falta de interação com outros falantes, que mais tarde tive a oportunidade de conseguir na graduação, bem como em um semestre de curso livre e depois em sala de aula, pois há dez anos atuo como  professora.