Narrativas Coletadas por Diógenes Lima
- Nome: Rute Moreira de Brito
- Narrativa coletada em 2004 por Diógenes Lima.
Meu primeiro contato com a língua inglesa teve início aos 11 anos de idade quando cursava a quinta série do Ensino Fundamental e durou até a primeira série do Ensino Médio. Nos dois últimos anos do Ensino Médio não tive aulas de inglês. É importante ressaltar que sempre fui estudante da rede pública de ensino.
Como aluna do curso de Teologia , tive a oportunidade de estudar inglês com professores norte-americanos, mas como a disciplina era opcional, sempre escapei de uma experiência que julgava desnecessária, difícil e não prazerosa.
Somente aos 33 ou 34 anos de idade é que senti a necessidade de aprender a língua inglesa pois meu trabalho numa agência missionária internacional o exigia. Quando parti para um ano de estudos na Inglaterra já falava o espanhol.
Na Inglaterra, além de freqüentar regularmente um curso de inglês para estrangeiros, vivi com uma família inglesa, o que me proporcionou excelente contato com a língua e a cultura inglesa. Na escola, estudava das 9 da manhã ao meio-dia e das 13 às 15 horas . Em casa dedicava cerca de duas horas ao estudo.
Meu conhecimento da língua inglesa e minha capacidade de comunicação estavam abaixo do elementar. Portanto, tive que freqüentar uma turma de iniciantes. Cerca de três meses depois, fui transferida para uma turma um pouco mais avançada. Considero que meu avanço foi rápido pois, cerca de quatro meses depois de iniciar os estudo eu já era capaz de comunicar de forma simples, compreender as pessoas e me fazer compreender por elas.
Depois de concluir um ano de estudos na Inglaterra, retornei ao Brasil onde cursei Letras com habilitação em língua portuguesa e inglesa e , no momento, estou fazendo um curso de pós-graduação em inglês como língua estrangeira. Atuo como professora de inglês para alunos do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino.