Share |

Narrativas Coletadas por Diógenes Lima

 

Nome: Não identificado

Idade: 22

Sexo: Masculino

Escolaridade: 3° grau incompleto

 

 

Durante minha infância eu descobri que tinha certa facilidade em aprender inglês. Posso ressaltar também que meu inglês se desenvolveu bastante por eu jogar muito vídeo-game. Eu me divertia e me instruía assimilando vocabulário. Era uma tarefa prazerosa. Com base no que eu sabia, eu não tive muitas dificuldades no ensino fundamental ao estudar inglês, pois o vocabulário não era tão difícil para mim.

No decorrer das séries do ensino médio, a língua inglesa passou a ser um pouco mais complexa, não somente pelo vocabulário, mas principalmente pelas estruturas verbais da língua, como os perfect tenses e os verbos frasais que apareciam nos textos. Contudo, o professor que ministrava as aulas tinha didática e trazia músicas para nos ajudar na compreensão das estruturas, o que tornava as aulas mais dinâmicas e divertidas.

Meu problema era aprender a falar em inglês, pois durante toda a minha vida escolar meu inglês sempre foi baseado em leituras. Raramente eu tinha que utilizá-lo oralmente. Assim eu ficava com certa dificuldade para me expressar. É claro que eu conseguia falar alguma coisa, mas às vezes era difícil porque eu tinha que pensar na estrutura da língua. Mesmo com todas estas barreiras na expressão oral, sempre foi um prazer para mim estudar inglês.

Resolvi cursar Letras Modernas na UESB, pois era um curso de graduação que tinha inglês. Durante o período na universidade, por meio de um site eu conheci várias norte-americanas e fiz amizade com elas.Realmente é muito bom poder conversar com falantes nativos de inglês em vez de apenas treinar inglês em sala de aula, pois a necessidade de usar corretamente o idioma favorece o aprendizado. Pretendo aprimorar meu desempenho em inglês e, quem sabe um dia, viajar para o exterior. É um sonho que realizarei, se Deus quiser.