Narrativas Coletadas por Diógenes Lima
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA-UESB
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS-DELL
Docente: Dr. Diógenes Cândido de Lima
Discente: Gilberto Cardim
Letras Modernas
Eu nunca tive a oportunidade de estudar Inglês no Brasil em um curso regular. O único contato que tive com a Língua Inglesa foi através da escola, contudo, na época em que eu estudava, o nível do inglês oferecido nas escolas não eram muito bons.
Apesar disso, eu tinha algum vocabulário e podia construir algumas sentenças, mesmo estas sendo uma tradução literal do português para o inglês, o que, na grande maioria das vezes, não faz nenhum sentido.
A minha paixão pela língua inglesa começou quando eu fui morar em Londres. Logo que cheguei, eu não entendia praticamente nada, mas conseguia montar algumas sentenças simples com o vocabulário que eu possuía. Deste modo, eu decidi entrar em um curso regular para que eu pudesse realmente aprender a língua da melhor forma possível, diferentemente do que muitos brasileiros fazem ao viajar para outro pais, onde a maioria aprende a língua no dia-a-dia das ruas, eu, ao contrario, quis aprender de uma forma mais embasada.
A escola que eu me matriculei fazia um teste de classificação para os alunos, eu, mesmo sem nunca ter estudado inglês antes, entrei logo no livro 3, o que foi muito difícil para mim, uma vez o curso já estava em andamento e eu entrei faltando um mês para o termino do nível, consequentemente, eu fui reprovado nas provas e tive que repetir o livro, o que para mim foi muito bom, pois pude pegar o livro desde o início.
Eu sentia muita dificuldade nas atividades de listening, era para mim a parte mais complicada, pois eu não conseguia entender nada do que falava no CD. Com o tempo e, como eu aprendi inglês como segunda língua (ESL), o idioma foi se tornando cada vez mais inteligível e interessante.
Procurei me dedica cada vez mais, comprando gramáticas para que pudesse complementar os estudos em casa e a vivencia em Londres, praticando o idioma diariamente, ajudou muito o meu desenvolvimento.