Narrativas coletadas por Ruberval Franco Maciel
16º Depoimento:
Comecei estudar inglês através de um convite feito por uma prima minha, para fazer campanha a ela, pois na cidade que eu morava não tinha escola. Então, a gente vinha estudar aqui. A professora estimulava muito os alunos, e mesmo a gente não entendendo nada, ela insistia todo o tempo para usarmos a língua. eu, enquanto adolescente, não via muita importância em aprender inglês, mas passei a admirar a professora e me apaixonei por inglês. O meu sonho era falar tão bem quanto ela.
No ano seguinte, a minha turma acabou, pois os alunos foram desistindo. Se eu quisesse continuar teria que me juntar a uma turma mas avançada do que eu. E se foi meu grande desafio, porque a única turma que deu certo para mim foi uma turma de professores de inglês, que já estava no terceiro ano de cursinho. Falavam só inglês na sala, a professora também, e eu, mal sabia o verbo to be.
O pior pe que a professora fazia questão de perguntar para mim. Passei tanta vergonha! Aí então, resolvi que eu ia aprender. Estudava muito em casa, muito mesmo. Quando não podia estar com os livros, estava com o meu walkman, ouvindo o tempo todo.
No meu terceiro ano de curso, fui convidada para começara a dar aulas para as crianças da referida escola. Estava no primeiro Ensino Médio, não tinha noção do que era ser professor, mas, encarei o desafio. Me espelhei na minha professora! E deu certo! Trabalhei quase 5 anos naquela escola e aprendi muito. Estudava para ensinar. Depois, trabalhei em uma outra escola, totalizando 6 anos em cursinho de Línguas. Terminei meu caso de Inglês. Ingressei no curso de Letras por causa de Inglês e hoje estou aqui, me especializando em Língua Inglesa. Atualmente sou professora da rede municipal de ensino e isso me choca muito. A realidade é muito diferente do que eu estava acostumada. Não sei se vou continuar na rede pública. espero que sim! Acredito que com o tempo eu vou me adaptando.