Narrativas coletadas por Ruberval Franco Maciel
15º Depimento:
Como aprendi Inglês
Bom, o inglês em minha vida entrou no 5º ano do ensino fundamental. Foi lá que conheci a primeira palavra: to be.
Quando me faço essa pergunta, como aprendi a língua inglesa, lembro das minhas professoras trazendo conteúdo gramatical para a sala. E o nível de dificuldade aumentando a cada ano, mas sempre focando estruturas gramáticas. Na escola eu me considerava uma excelente aluna de língua inglesa, gostava de fazer os exercícios, e na prova quase sempre minhas notam eram 9,5 e Dez.
A minha professora achava que eu sabia tanto que até me pedia para ajudar os colegas com mais dificuldades.
Eu nunca, ou raramente produzia alguma coisa na língua, a não ser repetir algumas expressões dadas pela professora como pedir para ir ao banheiro, tomar água, com licença, etc. O foco mesmo era a gramática. Quando saí da escola, e me ingressei na faculdade, tive um choque. Conheci uma professora que entrava na sala de aula falando inglês fluentemente, do começo ao fim da aula. E então pensei eu não sei inglês, nada. Mas aos poucos fui me acalmando e adaptando com o seu "jeito" e passei a usar o que aprendi em termos gramaticais para usar na comunicação.
Nessa nova faze, a minha professora nos envolvia no processo, eu agora não apenas ficava recebendo novos conteúdos e escrevendo ou repetindo para memorizá-los. Mas ela nos colocava para conversar em pares, com os colegas ou com ela mesma e a partir do que queríamos dizer ela nos ajudava a dizer e aproveitava para explicar questões de ordem gramatical ou significado. Eu gostei muito, foram 4 anos e acho que aprendi muito com ela, e outros professores, acho que ela fez eu pensar refletir sobre a língua em seus diferentes aspectos, coisa que na escola eu não fazia. Pretendo agora me aprofundar em um curso de inglês, acho q tudo que vivi irá me ajudar muito. É isso...