Share |

 

Narrativas coletadas por Ruberval Franco Maciel

14º Depoimento:

Bem, tenho 23 anos, me formei em letras e quando entrei em contato com a língua inglesa em uso real na universidade levei um choque!  pois não estava preparada para lidar com ela através de um professor que entrava e saía da sala de aula falando inglês, pois ele tratava a turma como se todos soubessem e falassem a língua.
Foi nesse momento que urgentemente procurei uma escola de idiomas, pois não havia outra solução.
Até tentei em algumas aulas particulares com uma professora da rede estadual mas foi sem sucesso, porque ela não tinha seqüência de conteúdo, simplesmente "despejava" um monte de informações gramaticais que não fazia sentido pra mim.
Já na escola de idiomas, comecei a sentir-me mais segura quanto a compreensão da gramática. Lá tudo era seguido passo a passo pelo livro que tinha uma seqüência de conteúdo.
Voltando para as aulas na universidade, lá não passei de imediato à falante, mas pelo menos compreendia bem o que o professor falava e assim, consegui cumprir bem a disciplina na universidade.
Já fora dela (da universidade), continuei fazendo o curso até concluí-lo. E sentindo a necessidade de comunicação com falantes da língua, comecei a procurar através da internet, manter contato com pessoas que fossem falantes nativos ou que conhecessem bem a língua para me comunicar. Através de programas como Skype, gmail, orkut etc. Descobri que essa é uma ferramenta que esta mantendo meu contato com a língua, mesmo eu estando fora da sala de aula.