Narrativas coletadas por Ruberval Franco Maciel
13º Depoimento:
Narrativa: Como eu aprendi Língua Inglesa.
Estudo inglês desde os 8 anos. De início, mais ou menos até os 15 anos, estudei inglês na escola e em curso particular de língua. No curso particular, não estudei por interesse próprio mas sim por minha mãe ter me matriculado e incentivado a fazer por ser importante para a vida e para o vestibular.
Não era uma aluna nota 10, mas era uma boa aluna. Meu curso visava bastante a gramática e o enriquecimento vocabular.
Quando prestei vestibular, pretendia fazer Pedagogia para ser professora, o que eu sempre quis, mas meus pais não. Passei em Pedagogia em Campo Grande e Veterinária em Marília. Meus pais fizeram apenas a matrícula de Veterinária. Não quis fazer o curso mas também não havia mais como fazer o curso de Pedagogia. Fiquei por aqui e optei por prestar Letras, pois o vestibular era no meio do ano.
Passei e comecei a cursar. Logo no início do curso fui convidada a dar aulas de inglês no curso de línguas onde eu havia estudado. No início do ano seguinte, me chamaram para dar aulas em um colégio particular e as turmas no curso de línguas foram aumentando. Na faculdade, o meu crescimento na língua inglesa foi mínimo, pois a turma era "fraca" e o ensino assim também foi.
Mas acredito que os momentos em que eu mais aprendi foram aqueles em que eu preparava as aulas, onde, em contato com o material didático, surgiam algumas dúvidas, principalmente em relação ao vocabulário, onde eu mesma saia a procurar sanar minhas dúvidas em livros e dicionários.
Assim, julgo que minha maior aprendizagem ocorreu numa relação com o outro, onde esse "outro" era o livro didático e os livros nos quais buscava respostas as minhas dúvidas, onde não somente as dúvidas era sanadas, mas onde sempre eu lia algo mais e aprendia coisas novas.